Motorola Defy recebe Android 2.2 Froyo Oficialmente

como-ganhar-10mil-por-mes-na-internet-1

Depois de muita espera e alvoroço por parte dos usuário, a Motorola liberou oficial a atualização Android 2.2 para smartphone Defy. A atualização Defy Android 2.2 Froyo está disponível somente para as operadore Vivo e Claro (por enquanto).

Defy Froyo - Android 2.2

Para fazer o update é muito simples, acesse endereço http://migre.me/4oLSP e baixe o software de atualização, se você já tem, conecte o smartphone dispositivo e procure por atualizações e veja o que acontece. Não conseguiu atualizar? Faça um comentário que a gente ajuda!

como-montar-seu-negocio-na-internet-em-3-passos

Confira um Review exclusivo do Motorola Defy:

como-montar-seu-negocio-na-internet-em-3-passos

   83 Comments


  1. Fellipe Caetano
      3 de maio de 2011

    Não consigo atualizar por nada nesse mundo. Fiz todo o procedimento até o início da atualização, que prossegue sempre até um 1%. À partir deste ponto, o aparelho liga sozinho e inicia o procedimento de setup do MotoBlur… além de disparar um erro na atualização. Isso aconteceu 4 vezes para um Defy que tem o software original da claro. O que devo fazer?

    • Biel Henrique
        3 de maio de 2011

      Sofro do mesmo problema! Já realizei o processo repetidas vezes…

    • Ricardo Andrade
        4 de maio de 2011

      Estou com o mesmo problema. Isso é uma vergonha por parte da Motorola, uma vez que a atualização para o Galaxy saiu a mais ou menos 3 meses atrás e só agora a Motorola liberou a versão 2.2. O pior de tudo que ainda lança uma versão que só dá problema com a maioria dos celulares! Isso realmente é uma vergonha para uma empresa que quer ser referência em aparelhos isso não deveria acontecer. Além do mais, meus aplicativos sumiram, ou seja, trabalheira para deixar o celular com a sua preferência.

    • Biel Henrique
        4 de maio de 2011

      Ricardo, você conseguiu atualizar seu Defy?

    • Renan
        4 de maio de 2011

      Putz, estou com o mesmo problema de atualização , por favor alguma soluçaooo praaa isso

    • Renan
        4 de maio de 2011

      bom galera, acabei de entrar em contato com a motorola, a atendente reportou que era pra mim tentar daqui 3 dias novamente, baixar o software de atualização novamente pois o mesmo esta sendo atualizado.

      vamos esperar por uma boa noticia e que essa atualização resolva nossos problemas!

    • Renan Sobreira
        9 de setembro de 2011

      estou aki pra dizer que a motorola coloco a atualiçao para todas operadoras , Obs: Fiz a atualizaçao  como manda Simplismente uma maravilhaaaa de mais meu aparelho ta um fuguete bom de mais !!!!

    • Rodrigo costa
        15 de maio de 2012

       como vc atualizou irmao foi como no exemplo do MATHEUS GRILO ai em cima? para qual versao? manda  o link ae

    • Biel Henrique
        3 de maio de 2011

      Alguém nos ajude!
      Liguei para a Motorola, e depois de repetir o procedimento com eles, me informaram que devo enviar o aparelho para a assistência. Mas isso é um absurdo, porque todo o resto do aparelho está funcionando normalmente!
      Não ficarei sem meu aparelho por algumas semanas para voltar pior do que já está, só por conta dessa atualização.

      Alguma ideia??

    • Anônimo
        3 de maio de 2011

      Recomendo que leve até a assitência, pois se você cometer algo errado no dispositivo, poderá perder a garantia ou comprometer o funcionamento do mesmo…

    • Biel Henrique
        3 de maio de 2011

      Eu segui os procedimentos do site da Motorola! E não pretendo fazer root ou qualquer outro procedimento do tipo. Apenas desejo que meu telefone seja atualizado normalmente.
      Não sei onde o erro ocorre, mas como não é apenas comigo, alguém pode descobrir como solucionar isso.

    • Anônimo
        3 de maio de 2011

      Você seguiu os procedimentos do site oficial da Motorola?

  2. Andre Zampieri
      4 de maio de 2011

    Mesma coisa do usuario fellipe caetano. Boota pro login do motoblur no 1%

  3. Arthur
      4 de maio de 2011

    Pessoal, mais um Motorola Defy que nao atualiza para o Android 2.2. O Motorola Software Update faz tudo automaticamente sem nenhuma intervencao do usuário. E MSU possui 3 passos: 1 – Conecta (tudo ok), 2 – Check (tudo ok, apesar de meio estranho pois diz que nao há atualizacao mas permite seguir em frente para atualizar), 3 – Update que sempre termina com erro em 1%. No DEFY aparece a tela de configuracao do MotoBlur, e nao importa o que eu faça (Pular Configuracao ou Configurar de fato) o MSU sempre vai dar erro em 1%. Liguei na Motorola e me disseram para levar o celular numa assistencia técnica.

    • Biel Henrique
        4 de maio de 2011

      Pois é… O que fazer? Não quero usar roms não oficiais, mas também não quero levar meu celular para a assistência…

  4. Arthur
      4 de maio de 2011

    O problema no passo 3 – Update me parece que ocorre porque o celular sofre um RESET para a configuracao de fabrica e re-inicia. Após iniciar entra na tela de configuracao do Motoblur, nesse momento ocorre a falha no Update. É o fim da picada.

    • Biel Henrique
        4 de maio de 2011

      Sim, acredito que isso não deveria ocorrer. Mas também não sei como evitar…

  5. Fernando
      4 de maio de 2011

    Pessoal tive o mesmo problema que vocês. No software da motorola para atualização vocês conseguiram ver se havia alguma atualização disponível? No meu indicava que não havia nenhuma disponível. Daí mesmo assim tentei atualizar (vacilei), daí quando reseta o celular para no motoblur, não faz nada a atualização.

  6. Arthur
      4 de maio de 2011

    No software da motorola nao indica que há atualização no titulo, mas na descricao diz que há atualizacao. Me parece que é um erro no titulo. Se nao houvesse atualizacao nao deveria ser possivel seguir em frente com a atualizacao, ou no maximo perguntar se vc quer re-instalar o software, como a Nokia costuma fazer. Daí pra frente a Software da Motorola reseta o celular e dá erro com 1% de progresso.

    Usei o Motorola Software Update da Claro.

    • Fernando
        4 de maio de 2011

      Comigo aconteceu exatamente igual o que você listou Arthur. Será que terá solução para nós?

    • Biel Henrique
        4 de maio de 2011

      Tentei realizar a atualização, mas dessa vez com o modo “Depuração USB” ativado. Pareceu que ia dar certo, mas acabou ficando só um pouco mais lento e em seguida terminou no mesmo erro…
      Alguém que de fato entenda de Android, o que podemos fazer a respeito disso?

  7. Joaogbraga
      4 de maio de 2011

    Também estou com o mesmo problema. Entrei no motochat e a pessoa pediu para eu tentar a partir de outro computador. Alguém já fez isso? Só vou conseguir mexer de novo nisso no final de semana…

    Abs

  8. Junior
      4 de maio de 2011

    Tambem estou tendo o mesmo problema, se alguem conseguiu atualizar com o “Motorola Software Update” (da claro) seria uma boa compartilhar como conseguiu tal façanha.

    Abs.

    • Biel Henrique
        4 de maio de 2011

      Estou começando a achar que deve ser algum problema no MSU ou nos servidores da Motorola. Afinal, seria muita coincidência e falta de sorte todos nós com esse problema termos aparelhos do mesmo lote defeituoso e tentarmos atualizar juntos no mesmo dia, porque até ontem não encontrei nada na internet sobre problemas, mas sim respostas positivas ao update.

  9. Arthur
      4 de maio de 2011

    Eu tentei em 2 maquinas (uma com Win XP e outra com Win Vista) sem sucesso. Tenho mais uma com Win 7, mas nao sei se vale a pena tentar mais uma vez até que eu leia que alguém conseguiu atualizar o DEFY com sucesso. Na minha humilde opiniao, me parece um problema da Motorola junto com a Claro e nao do processo que estamos seguindo. A Motorola deveria se manifestar a respeito dizendo qual é o segredo ou providenciar uma outra forma de atualizar o DEFY.

    • Joaogbraga
        4 de maio de 2011

      Tentei em outra máquina e não deu certo também. Meu Defy é da Vivo.

      Pelo motochat, obtive a seguinte resposta, após testar na segunda máquina:

      Guilherme Paiva Barros: Fui informado que o site da motorola está sobre processo de atualização, talvez por este motivo não seja possivel realizar a atualização neste momento.

      João Guilherme Braga : Então, assim que esse processo terminar, eu devo conseguir atualizar o telefone normalmente?

      Guilherme Paiva Barros: Sim, porém se a irregularidade persistir peço que entre em contato novamente, fui informado que aguarde de um a três dias.

      João Guilherme Braga : Ok, Guilherme. Vou aguardar então.

      Enfim, o jeito é esperar um pouco.

      O tenso é que eu to com o celular resetado e, na iminência de fazer o up e apagar tudo de novo, to usando ele meio + ou menos… (sem meus apps mais pesados)

  10. Andrepzampieri
      4 de maio de 2011

    Um dia depois e meu defy ainda não atualiza =/

  11. Biel Henrique
      4 de maio de 2011

    Entrei em contato com o atendimento motochat, e me informaram que, mesmo meu aparelho sendo personalizado pela Claro, por ser desbloqueado deveria esperar a atualização Retail Brasil. Não sei exatamente em quê acreditar, mas a questão é que falei com dois atendentes diferentes que me deram a mesma informação. Talvez esse prazo de três dias seja para colocar a versão Retail Brasil no ar.
    Qualquer novidade, avisem, por favor!

    • jorgepoa RS
        5 de maio de 2011

      Mesmo caso, fiz contato me informaram que tenho de utilizar o Retail.

  12. Alexandre
      5 de maio de 2011

    A motorola só pode estar de brincadeira, meu defy voltou hoje da assistencia, após 14 dias, com o mesmo problema, o visor, que era anti riscos, todos riscado…, e agora não consigo atualizar para o froyo, só falta pedirem para enviar à assistência de novo… estava pensando em comprar um Xoom, mas depois dessa …
    MOTOFAIL

  13. Agbizuti
      5 de maio de 2011

    cade a atualização da vivo, nem pelo aparelho nem pelo site ? Será que retiraram ?

  14. Daniel_blei
      5 de maio de 2011

    eu n consegui também… porem achei a rom da claro 2.2 e vou fazer eu mesmo…

    • Daniel_blei
        5 de maio de 2011

      consegui!!! com tudo da claro e tudo funcionando normalmente

    • Arthur
        5 de maio de 2011

      Por favor Daniel, qual foi o segredo? No site da Motorola nao consta mais o Defy para atualizacao…

    • Daniel_blei
        6 de maio de 2011

      cara eu primeiro botei uma rom 2.2 froyo e tava trankilo porem sem nada da claro ai baixei a atualizacao da claro q ta rolando por ai…. ai o cel está funionando tudo da claro e 100% estável 2.2.1.. o lance q eu n fiz pela motorola.

  15. Marcelo
      5 de maio de 2011

    A motorola pisou na bola. Liberou um software de atualização “bugado”… não conheço ninguém que tenha conseguido atualizar… tenho 2 colegas que também não conseguiram atualizar seus DEFY’s… falei com um atendente via MotoChat e ele me pediu para esperar 3 dias e tentar novamente… alegou que o site está em atualização.

  16. Arthur
      5 de maio de 2011

    No site da Motorola nao consta mais o Defy para atualizacao… para nenhuma das operadoras. Será que tem alguma previsao para a Motorola liberar uma nova versao do Motorola Software Update?

  17. junior ferro
      9 de maio de 2011

    AMIGO NO SITE DA MOTOROLA NAO APARECE O DEFY NAO , SO APARECE O MILESTONE E O ESPACE,,E AGORA? VLW JUNIOR FERRO

  18. Luís Carlos Martino Jr
      10 de maio de 2011

    Defy voltou pra lista, pra usuáriod Vivo. Baixando o software e verificando se agora a atualização bate.

  19. Rafael Rodrigues
      11 de maio de 2011

    Apareceu o Defy para atualizações Retail. Só que o Motorola Software Update não detecta meu Defy. Já reiniciei o aparelho e o PC, reinstalei os drivers, e nada. Alguma ideia?

  20. Fernando
      13 de maio de 2011

     Pessoal, até que enfim consegui! Agora sou Froyo! =D Ae utilizei a versão Retail Brasil do site da motorola. Mesmo assim ele personalizou meu celular para a Claro, não entendi porque, mas ta valendo.

    Na atualização deu tudo certo, reconheceu o celular, ficou um tempão baixando o firmware (acho que é porque a p… da minha net é de 1 M), daí depois falou que não havia um versão recente mais disponível (não acreditem, hehe, acho que essa mensagem está errada), mandei continuar e graças ao meu bom Deus deu certo desta vez.

    A versão bugada da outra vez apagou todo meu SD card e perdi todos app, eu havia feito backup so do contatos, dai dancei. Mas essa que atualizei agora não perdeu nada, eu havia instalado pouca coisa, com medo de perder de novo, mas tava tudo lá. Muito bom. Agora é brincar com o novo brinquedo. =D 

    É isso ae, abraço a todos.

    • Saulo Leal
        20 de maio de 2011

      Meu Defy também foi atualizado sem problemas.
      Reitero a ressalva q que o Fernando fez: “…falou que não havia um versão recente mais disponível (não
      acreditem, hehe, acho que essa mensagem está errada), mandei continuar…” e funcionou blz.

  21. DoAssogue
      30 de maio de 2011

    Eu possuo um desbloqueado mas que é da TIM. Alguém que possui TIM já atualizou? Eu não me importaria se os ícones da TIM sumissem.

  22. Ednei
      31 de maio de 2011

    Atualizei tudo certinho, só que após o processo de atualização, reiniciei o Defy, aí coloco a senha do PIN, o código de segurança e não aparece nada, fica a tela preta. Não sei o que fazer, os Apps estão lá, pois na barra de cima o icone do Advanced Task Killer aparece e quando seleciono , vem a lista de apps para “matar”. Está recebendo chamada normalmente.

  23. Maria Manoela Porto
      31 de maio de 2011

    eu peguei um defy hoje na claro e não consigo atualizar. o software da motorola diz que não existem atualizações disponíveis :p

  24. Marcos
      2 de junho de 2011

    MInha situação é a seguinte: Antes de lançar a versão ofocial já havia atualizado o defy com uma versao do andoid 2.2 conforme um forum…funcionou legal..mas agora gostaria de atualizar a versão ofocial, mas nao estou consguindo..alguma sugestão?

  25. betao127
      20 de junho de 2011

    No meu caso, o meu aparelho é da Operadora TIM e é desbloqueado. No link http://migre.me/4oLSP não tem a opção da TIM. Posso utilizar outra opção de operadora? Qual o risco?
    Abraço.

  26. Augustocesarnobre
      23 de junho de 2011

    alguem saberia me responder se na hora que o celular tem que check tem que ter coneçao com a  internet

  27. Maycon Chrystian
      26 de junho de 2011

    Tentei  atualizar o meu Defy com a versão Retail mas aparece que não tem atualização disponível, reparei que algumas pessoas comentaram que era só clicar  no botão “Continuar” mas na tela que aparece só tem um botão “Finalizar” alguém sabe como proceder ou vou ter que esperar a versão oficial para TIM mesmo ?

    • Anônimo
        26 de junho de 2011

      Se você quer manter as configurações da TIM, é bom esperar a atualização pela Operadora.

    • Anônimo
        26 de junho de 2011

      Se você quer manter as configurações da TIM, é bom esperar a atualização pela Operadora.

    • Maycon Chrystian
        28 de junho de 2011

      eu não faço tanta  questão das configurações da Tim !

  28. Felipe Rusignelli
      27 de junho de 2011

    Bom dia, o meu deu o mesmo problema: é um aparelho desbloqueado com base TIM Brasil e não consigo atualizar, pois dá a mensagem de que não há atualização para o meu aparelho e ele cancela a atualização.

  29. Lala
      13 de julho de 2011

    A ataulização para 2.2 ja esta disponível pela tim?

  30. Lala
      13 de julho de 2011

    A atualização para 2.2 já está disponível pela tim?

    • @betao127
        13 de julho de 2011

      Não está disponivel. Mas existm fóruns que já disponibilizaram a ROM Froyo para TIM.

  31. Ricardo Katsutoshi
      14 de julho de 2011

    Eu comprei um Motorola Defy e queria atualizar ele. Bem, a dúvida é a seguinte: Há muita customização por parte das operadoras? É porque comprei um VIVO e eu tenho um Chip da TIM. Para atualizar obrigatóriamente devo utilizar a atualização para VIVO ou posso por exemplo utilizar a Retail?

  32. Rogério Gardini
      16 de julho de 2011

    tenho um defy desbloqueado mas “vinculado” à vivo, jah procurei por atualizaçoes em “configurações->sobre o telefone->atualizações do sistema”, mas consta que não há necessidade de atualizar o aparelho. e não entendi o processo desse tutorial. alguém, disposto à me ajudar? vlw

    • Ricardo Katsutoshi
        18 de julho de 2011

      Rogério, vá nessa página http://goo.gl/HDXR e lá escolha a operadora (no seu caso, a VIVO) e escolha o Defy. Lá você vai baixar um arquivo de uns 20MB e de lá você é levado a atualizaçao do seu Moto Defy.

  33. Anônimo
      21 de julho de 2011

    Somente a operadora TIM não liberou atualização do ANDROID 2.2 para DEFY… Qual o problema dessa operadora hein???

  34. Henriqued
      15 de agosto de 2011

    e quando é desbloquiado??

  35. Marcio
      13 de setembro de 2011

    Olá Galera, estou com um problema no DEFY, comprei um no ML (SEM NOTA), e depois de uma semana o aparelho não dá sinal de rede só faz CHAMADA DE EMERGÊNCIA já coloquei varis CHIPS e nada… o engraçado é que ele acessa a net, mas não faz e nem recebe ligação. alguem pode me ajudar? 

    • Defy’s
        16 de novembro de 2011

      Estou com o mesmo problema. Alguem tem a solução?

    • Jamesjfilho
        20 de novembro de 2011

      deve estar em modo de voo

    • M4rciosaboia
        21 de novembro de 2011

      amigo tive o mesmo problema depois de rodar por varios foruns e varios meses concegui resolver. me manda um e-mail m4rciosaboia@gmail.com ou me add no msn marcio-saboia@hotmail:disqus 

  36. Marcio
      13 de setembro de 2011

    Olá Galera, estou com um problema no DEFY, comprei um no ML (SEM NOTA), e depois de uma semana o aparelho não dá sinal de rede só faz CHAMADA DE EMERGÊNCIA já coloquei varis CHIPS e nada… o engraçado é que ele acessa a net, mas não faz e nem recebe ligação. alguem pode me ajudar? 

  37. Marcio
      13 de setembro de 2011

    Olá Galera, estou com um problema no DEFY, comprei um no ML (SEM NOTA), e depois de uma semana o aparelho não dá sinal de rede só faz CHAMADA DE EMERGÊNCIA já coloquei varis CHIPS e nada… o engraçado é que ele acessa a net, mas não faz e nem recebe ligação. alguem pode me ajudar? 

  38. Rlcnnnrb
      15 de setembro de 2011

    Pessoal comprei um defy ah alguns dias na loja da vivo com o plano 9,90 internet p mes  nos primeiros dias que usei ele funcionava tudo  GPS era bom so abrir ja funcionava perfeitamente porem no mesmo dia que peguei o telefone apareceu uma msg com 4 atualizaçoes  para serem feitas eu como tinha acabado de comprar nao atualizei por uns 3 dias  nesses dias ele funcionou perfeitamente depois que ifz as atualizaçoes que era tipo java mms sms  ela nao funciona mais gps latitude  gtalk…!!!
    alguem pode me ajudar??
    grato desde ja
    rafael

  39. Priscila
      21 de setembro de 2011

    Meu Defy não tem operadora, como faço parar atualizar para a versão 2.2 Froyo ?

  40. Esraelmjr
      23 de outubro de 2011

    Pessoal apos atualizar aqui o Defy para o 2.2 nao consigo mais ligar ele na entrada aux de som so reconhece quando e um fone normal, antes no 2.1 dava …… alguém já se deparou com isso

  41. Gustavo Cardozo
      7 de novembro de 2011

    Acabei de fazer minha atualização do meu defy para a versão 2.2.1 e ocorreu sem problemas.
    Inclusive todas as minhas customizações foram mantidas (papel de parede, atalhos, etc..)
    O único detalhe foi que eu precisei reconfigurar meu e-mail corporativo (Exchange).
    Mas o resto foi sem problemas. Agora como meu celular ainda está na garantia eu fiz pelo próprio software disponibilizado pelo site da motorola.
    Espero ter ajudado.

  42. Matheus Grilo
      8 de novembro de 2011

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Tentei seguir os passos de vocês mas não consegui atualizar o meu Defy. Após instalar o “Motorola Software Update”, tendo escolhido as opções corretas no site de acordo com a minha operadora e modelo, espetei oaparelho na USB e o programa me retornou a seguinte mensagem:

    Não há atualização de software atualmente disponível para o seu celular. Verifique regularmente para obter novas versões. 

    Obrigado por usar Motorola Software Update. Clique aqui para visitar o site de Suporte da Motorola.
     
    e para na etapa 2, somente mostrando o número de série e não reconhecendo o número do modelo e a operadora. O meu Motorla Defy (MB525) foi comprado a 3 semanas e veio com o Android 2.1 (Eclair).

    Obrigado e parabéns pelo site! 😀

    • Anônimo
        9 de novembro de 2011

      Peço que por favor publique sua dúvida em nosso fórum – forum.mestreandroid.com.br

  43. dennis
      22 de novembro de 2011

    eu baixe tudo que tinha para baixa e quando foi atualizar.. NADA simplismente naum reconhece o aparelho naum faz nada.. alguem pode me dizero que foi?

  44. Rogério R Silva
      28 de novembro de 2011

    Atualizei meu 2.1 eclair para 2.2 froyo sem maiores problemas, fiquei com todos os meus apps, e tudo isso seguindo o que aqui foi dito
    Meu Defy é Desbloqueado, mas usa claro, portanto instalei como retail, alias, nem escolhi, ele escolheu automaticamente

  45. Quaximim
      14 de dezembro de 2011

    Baixei do site da motorola atualizei sem probs, mas não vi diferença nenhuma da 2.1 para 2.2 

  46. Mestre Android
      26 de dezembro de 2011

    Você precisa flashear seu dispositivo com uma ROM Stock (Sem customizações de operadora)…

  47. Mestre Android
      26 de dezembro de 2011

    Recomendo que entre em contato com sua operadora ou leve o dispositivo para uma assistência técnica!

  48. Iandra Vcr
      25 de janeiro de 2012

    Oi eu atualizei meu defy para o android 2.2 porem esta muuuuito lento o que eu fasso?

  49. daniel nacata
      10 de abril de 2012

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Tentei seguir os passos de vocês mas não consegui atualizar o meu Defy. Após instalar o “Motorola Software Update”, tendo escolhido as opções corretas no site de acordo com a minha operadora e modelo, espetei oaparelho na USB e o programa me retornou a seguinte mensagem:Não há atualização de software atualmente disponível para o seu celular. Verifique regularmente para obter novas versões. Obrigado por usar Motorola Software Update. Clique aqui para visitar o site de Suporte da Motorola. 
     
    e para na etapa 2, somente mostrando o número de série e não reconhecendo o número do modelo e a operadora. O meu Motorla Defy (MB525) e veio com o Android 2.1 Obrigado e parabéns pelo site! 😀

    • Leonardo Santos
        14 de abril de 2012

      Cara sofro o mesmo problema!!!! é uma bosta mesmo… vou mandar para as cucuias e mandar uma rom personalizada… essas operadoras soh fazem merda

  50. daniel nacata
      10 de abril de 2012

    Ah eh minha operadora eh claro

  51. Albert Augustus Corbett
      14 de abril de 2012

    SOLUÇÃO: Depois de quase enlouquecer pra fazer isso ae, consegui finalmente resolver meu problema… A solução foi, com muuuuuuuito trabalho, quebrei o Defy inteirinho e ainda derreti ele no microondas… Depois, parei de ser trouxa, e comprei um Samsung Galaxy S2, que ainda consegui atualizar sem problema pro Android 4.0… PRONTO! Simples assim…. #JeitinhoBrasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>