O Galaxy Nexus é um “Nexus”?

galaxy nexus prime O Galaxy Nexus é um Nexus?

Então, o que você acha de comprar um Galaxy Nexus que não é um Nexus?

Pois foi o que descobriu um membro do XDA Developers ao comprar um Samsung Galaxy Nexus e checar a assinatura do seu build.prop.

Mas o que é um Nexus?

De acordo com Andy Rubin um Nexus é “o auge que podemos atingir ao se integrar o Sistema Operacional Android num hardware”. Em outras palavras, um Nexus deve ser o Android feito da forma certa, ou seja, o auge absoluto de tecnologia em softwares e hardware.

E qual não foi a surpresa em ter até mesmo o odiado bloatware num Nexus? Blasfêmia! Mas foi o que se averiguou em alguns 4G LTE da Verizon.

Foi então que descobriu-se que existem “versões” do Galaxy Nexus. Uma cujo o codinome é yakju, controlada pelo Google. Já as versões yakjusc e yakjuxw são controladas pela Samsung. Porém ambos os hardwares carregam o codinome maguro.

“Ah, então é só flashar o yakju por cima deles?” Essa é uma boa suposição, porém um engenheiro de software trabalhando no Android para o Google, Jean Baptise Queru, diz estar incerto se isso é possivel. “O hardware é suposto ser próximo um do outro, mas eu não sei ao certo que está perto o suficiente”, disse ele.

Todas as compilações que não yakju não são controlados pelo Google, levatando à possibilidade muito real de atrasos de atualização e bloatware de operadoras.

Então cuidado se você for comprar um Galaxy Nexus por meios alternativos (entenda Mercado Livre ou outros sites de leilão). Você pode acabar não tendo a experiência pura do Android do Google.

E se você acabou por comprar uma versão que não seja yakju é melhor começar a se familiarizar com fastboot e adb, a fim de obter a experiência Android pura.

Via ( XDA Developers )

Um comentário sobre “O Galaxy Nexus é um “Nexus”?

  1. Pedro Dal Bó

    Como eu posso saber qual build estou comprando e se estou comprando a build do Google?
    Tem um vendedor no ML que está vendendo muitos aparelhos e estou muito interessado em comprar lá. Como eu posso conversando com ele saber se é a build Google?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>