Artigo Famoso Como Instalar Aplicativos diretamente no Cartão SD – Android 2.2 Froyo

android cartao sd1 Como Instalar Aplicativos diretamente no Cartão SD   Android 2.2 Froyo

Todas as versões do Android sempre causam euforia antes e depois dos lançamentos oficiais, porém existem recursos simples que demoram para chegar ao Sistema Operacional Móvel do Google, um dos melhores exemplos é a Instalação de Aplicativos no Cartão SD que só chegou até nós no Android 2.2 Froyo.

Mas mesmo com essa funcionalidade liberada, não é possível Instalar Aplicativo diretamente no Cartão SD, mas antes é preciso instalar na memória interna do smartphone de depois utilizar a funcionalidade para mover o aplicativo conforme a figura abaixo:

aplicativo android mover cartao sd Como Instalar Aplicativos diretamente no Cartão SD   Android 2.2 Froyo

É bom lembrar que os aplicativos também precisam ser compatíveis com essa funcionalidade de “Mover para o Cartão SD”, mas são pouquíssimos aplicativos não possuem esta funcionalidade. Por padrão, todos os aplicativos são instalados no telefone, a não ser que os mesmos tenham como requisito a obrigatoriade de instalação no Cartão SD.

Como algumas informações foram dadas, agora já podemos podemos partir para os passos sobre como instalar aplicativos no Cartão SD usando Android 2.2 ou superior:

1. Habilite Debug USB no dispositivo, acesse Menu > Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Marque a opção Debug USB ou Depuração USB.

2. Agora é necessário instalar e configurar o Android SDK no PC através de  http://developer.android.com/sdk/. Depois de baixar o Android SDK, extraia o arquivo em uma pasta no computador, execute o SDK Setup.exe e clique em Available Packages do lado esquerdo. Caso apareça alguma mensagem de erro neste momento, habilite a opção “Force https://…” nas Configurações. Na lista de available packages, selecione Usb Driver Package, clique no botão “Install Selected” que aparece na parte inferior direita e vá sempre confirmando nas próximas janelas.

3. Conecte seu smartphone no computador com o cabo USB. O Sistema Operacional exibirá a opção para instalação de novos drivers. Escolha para instalar os drviers a partir do Android-SDK/usb_driver, lembrando que Android-SDK se refere a pasta onde instrou o SDK do Android. Não monte o dispositivo no PC, apenas conecte o cabo.

4. Abra o Prompt de Comando no Windows e navegue até a pasta “platform-tools” dentro do diretório que instalou o Android SDK, exemplo: C:Android-SDKplatform-tools.

5. Dentro da pasta tools, digite o comando adb devices e você verá um serial number iniciado com “H” no retorno. Falta pouco, agora é só você digitar o comando adb shell pm setInstallLocation 2. Pronto, seu Android está configurado para instalar aplicativos diretamente no Cartão SD.

6. Caso queira voltar para configuração anterior e instalar aplicativos na memória interna, digite adb shell pm setInstallLocation 0.

Não custa lembrar que é melhor instalar alguns aplicativos no armazenamento interno, pois eles vão demorar para ficarem disponíveis até o cartão SD carregar quando você liga o smartphone. Outro “problema” é que os aplicativos instalados no cartão SD ficarão indisponíveis no Android quando você montar uma unidade de disco no PC.

Segundo o Google, não há diferenças no desempenho de aplicativos instalados no cartão SD ao invez de instalar no armazenamento interno, desde que o cartão SD esteja montado no dispositivo, mas na prática, sabemos que executar aplicativos na memória interna é um pouco melhor.

A minha recomendação é que você sempre instale no armazenamento os aplicativos que acrescente funcionalidades para o Sistema Operacional, enquanto que os jogos e demais aplicativos podem ser transferidos para o cartão SD.

Via ( Android Developers e Androinica )

Autor

Diego Soares

Bacharel em Ciência da Computação (Faculdade de Jaguariúna) e Criador do blog Mestre Android. Atuando na àrea de TI desde de 1998, sempre antenado com tecnologia e produz diariamente conteúdos relevantes para a Comunidade Android no Brasil.

39 Comentários

  1. Isso funciona no 2.3 e/ou 2.3.4?

  2. Voce poderia tb fazer um backup com o astro e restaurar depois. se nao me engano ele tambem instala no sd externo se preferir.

  3. Não funcionou com o Falaxy mini. Quando digito “adb devices” no prompt, retorna um serial iniciado com S e quando digit o o segundo comando, aparece a mensagem de “permission denied”. O q faço?

  4. Não funcionou com o Falaxy mini. Quando digito “adb devices” no prompt, retorna um serial iniciado com S e quando digit o o segundo comando, aparece a mensagem de “permission denied”. O q faço?

  5. cara nao tem a opção Usb Driver Package na Avaiable Packpages, onde encontro isso?

    • No meu também não. :

    • no prompt, ao invés de digitar o caminho ” Android-SDKtools ” digite ”  android-sdk-windowsplatform-tools ” depois prossiga apartir do step 5! aqui deu certo (Millestone).
      Boa sorte!

    • Obrigado pela correção, já atualizei o post!

    • Pow cara, eu estou tentando fazer essas coisas pra meu G5 sendo que nao consigo em nada, quero baixar mais apps e nao consigo.. Tem como fazer isso tudo pelo Android Terminal Emulation?

    • Pergunte em nosso fórum – forum.mestreandroid.com.br

    • O meu tbm não tem… :
      Ficarei eternamente grata se alguem conseguir me ajudar com isso… praticamente não tenho mais espaço na memoria interna e já movi todos os aplicativos que foi possivel para o cartão, mas tem vários q não pode…

    • Não precisa, o programa já vem atualizado com os drivers usb… pula esta parte…!

    • De qualquer forma, ainda tive q instalar o platform tools, e prosseguindo do passo 5 o adb service não funciona =/

  6. olha estava passando mals bocado por causa disso tudo que iria instalar mostrava que estava cheia a memória do aparelho ainda bem que tem vocês valeu um abraço!!!!!!!!!!!!! e como q eu faço pra fazer do meu galaxy 5 2.2 molden para o meu pc uso a operadora vivo meu aparelho é desbloqueado se puderem me ajudar fico agradecido fuiiiii!!!!!

  7. Eng Mec_wallace

    Ele não faz a mesma coisa que o App2SD Free… Pq se for a mesma coisa nem adianta fazer? Como vc sitou:

    `É bom lembrar que os aplicativos também precisam ser compatíveis com
    essa funcionalidade de “Mover para o Cartão SD”, mas são pouquíssimos
    aplicativos não possuem esta funcionalidade. Por padrão, todos os
    aplicativos são instalados no telefone, a não ser que os mesmos tenham como requisito a obrigatoriade de instalação no Cartão SD.`

  8. Galera é o seguinte esse tuto tem erro de lógica no caminho das pastas. Eu obtive sucesso usando os comandos e tenho certerza que vc terão tbm…

    Primeiro baixe nesse link: http://dl.google.com/android/android-sdk_r12-windows.zip

    Extraia na sua pasta raiz C: e mude o nome da pasta para Android.

    Agora conecte seu smartphone em modo de depuração em Ajustar(Configurações)>>Aplicações>>Desenvolvimento

    Marque a caixa Depuração de USB

    No menu iniciar em pesquisar digite cmd que é o prompt de comando do windows 7

    Atenção: Escolha a opção abrir cmd como administrador

    Feito isso no CMD digite:

    >> CD C:Androidplatform-tools  (aperte ENTER)

    >> adb.exe (aperte ENTER)

    >> adb shell (aperte ENTER)

    >>pm setInstallLocation 2 (aperte ENTER)

    >>exit (aperte ENTER)

    >>exit (aperte ENTER)

    Pronto faça um teste verifique alguns programas em Ajustar>>Aplicações>>Gerenciar Aplicações>>

    Escolha um programa que “não seja nativo do sistema” e verifique a opção MOVER PARA CARTÃO SD liberada.

    Lembrando que programas nativos jamais podem funcionar no SD, neles não há a opção mover para SD.

    Bom proveito agora pode entupir seu smartphone com Apps.

    Wallace Barroso

  9. Opa… obrigado… salvei alguns MB preciosos para o modesto Galaxy 5.
    Pena que a atualização do Google Maps não baixe para cartão SD >:-(

    Mas vamos a algumas mudanças… na versão atual,o foi movido da pasta para a pasta .

  10. Valeu a intenção, mas está mal explicado e difícl de entender.

  11. cara tenho um tablet 2.2 e estou tendo problemas ao baixar jogos para ele sera q tenho q colocar o  jogo na memoria interna dele pois estou pondo no cartao de memoria e ele avisa q ouve um problema no cartao se puder me ajudar agradeço ate mais abraços

  12. eu preciso rootear o phone para instalar apps no cartão ??? ou rootear o phone para instalar apps no cartão é apenas para versões abaixo do froyo 2.2.

  13.  Nada, basta rotear seu android e instalar o Move2SD, depois de instalado ele já te dá essa opção de mover os aplicativos não nativos que vc havia instalado antes para o SD além de já instalar todos a partir daí no SD quando marcada a opção ”External” no programa.

  14. Em menos de 1 minuto você
    estará assistindo TV de graça http://www.tvdigitalnopc.com.br

  15. nao conecta na usb, ja abre direto pra armazenamento mesmo com dupuraçao ativado e nao da aopçao de isntlar o sdrivers

  16. ajudou muito, obrigada viu? :))

  17. Amigo,show de bola,mas me da uma ajuda ai,ele funciona,mas quando instalo APK baixados pelo pc e jogo no cel,ele instala,as vezes no tel mas é possivel mover para o cartão,porem o data(que baixo direto pelo wi-fi)é baixado no telefone,e quando movo a pasta do data para o cartão SD,ele nao reconhece,e pede novamente para baixar,como faço isso?tem um tuto especifico para isso

    obs:uso um galaxy s2(room 2.3.5 original) e tenho medo de fazer root,nao quero perder a garantia
     Muito obrigado amigo,topico e blog show de bola

  18. Amigos o meu não encontrou o caminho, o que faço?

  19. O meu mostra o seguinte -( não é conhecido como um comando interno ou externo,  um programa operal ou um arquivo em lotes) alguém pode me ajudar?

  20. Pessoal tem como faze um tuto desses pra Ics ? to com uma cyanogem 9 ics desde já brigado ;D

  21. funcionou bacana no meu lg p698 mas no adb shell pm setInstallLocation 2 tem que ser
    adb shell pm set Install Location 2.
    muito obrigado!!!
    o facebook estava ocupando 24mb da memoria interna agora esta mais vazia!!!!!

  22. não rolou no Motorola Defy Mini, não consigo fazer root, e nem com esses comandos.. alguma solução?

  23. Guilherme Cavalcante

    na pasta no sdk só tem os seguintes arquivos: add-ons, platforms, tools, avd manager, sdk manager, sdk readme. Não tem SDK setup.exe

  24. Muito obrigado pleo tutotrial, muito bem explicado. muito fácil de fazr.

    valeu

  25. Jéssica Andrade

    Quando conecto meu celular ao computador não aparece a opção para instalação de novos drivers. O que devo fazer? Já tentei entrar em meu computador e abrir como se fosse um pen drive, mas não aparece nenhuma opção para o celular.

  26. to tentando aqui, “C:\android\platformtols\adb.exe adb shell pm set install location 2, fala assim
    error: device not found

  27. Testei no Android 4.1.2 Samsung Galaxy young e não deu certo.

  28. Uso o Airdroid, com conexão wi-fi. Facílimo: baixo o apps na área de trabalho e arrasto e colo no cartão SD externo. Baixe o Airdroid no smartphone e siga as instruções. Facílimo!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *