Artigo Famoso 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

motivos para escolher android iphone 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

Muitos me perguntam quais são vantagens de usar um Android, e principalmente os principais motivos para escolha de um dispositivo com esse Sistema Operacional comparado ao smartphone iPhone, da Apple.

Com base no artigo original do Make Use Of, comentaremos nossa opinião sobre os 5 Motivos para Escoler um Android ao invés do iPhone, vamos lá…

Você pode executar o Aplicativo que quiser

Se existe uma palavra da qual a Apple é especialista, é a palavra “Censurar”. Mas isso não é uma opinião pessoal e sim fatos. Lembro-me de uma vez quando uma empresa lançou seu aplicativo com dicas sobre Android na AppStore, adivinhe o que aconteceu?

Censurado, mas você pode me dizer:

– Nossa Diego, mas isso é um exagero já que o Android é concorrente direto do iOS, da Apple.

Sim, é. Porém a política da Apple parte do ponto que, se uma funcionalidade ou aplicativo já existe no iOS, não existe necessidade de tê-lo no iPhone!

Não sei se você sabe, mas o Google Voice até pouco tempo atrás não era permitido no iOS, e o por quê?

Porque o iOS já possui seu sistema de comandos de voz.

É bom?

Sim, é. Mas nem por isso temos que ficar preso dentro um produto que pagamos, ou seja, se comprou, é seu, tem todo o direito de instalar o Windows 95 nele se quiser… ( Mas não tentem isso sem a presença de um adulto )

Lembro-me da batalha que os usuários travaram com a Apple para que a mesma liberasse o navegador Opera na AppStore, e graças ao navegador hoje temos outras opções além do “fantástico” Safari.

Cheguei até esse ponto sem usar a palavra “Jailbreak”, devido ao respeito que tenho aos fãs do iPhone que acompanham nosso blog. Fiz isso para mostrar a tarefa complexa de liberar a instalação de aplicativos não-oficiais na Android Market.

aplicativos android fontes desconhecidas 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

Você pode Customizar seu Dispositivo

Mesmo com a aprovação de aplicativos com funcionalidades semelhantes de aplicativos nativos, a Apple jamais abrirá um caminho 100% funcional para customização do iOS.

No Android você pode escolher temas, métodos de entrada de texto ( Me refiro aos teclados populares: Swype, Swiftykey e SlideIt ). Além disso você configurar detalhadamente as home screens, e utilizar Launchers que, alteram todos layout de ícones, textos e demais cores no ROM nativa.

teclados android 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

Apesar do iOS 5 contar com Barra de Notificações e Widgets ( Inspirados em um Sistema Móvel do Google ), a flexibilidade desses componentes visuais no Android são diferenciados!

Você tem mais opções de Hardware e Marcas

Você já assistiu aqueles filmes com lutas medievais?

Em algumas situações, para poupar derramamento de sangue, os dois reis envolvidos na batalha escolhiam os dois melhores soldados de cada exército para uma batalha até a morte. Aquele que perdesse, automaticamente transferia o resultado da luta para seu respectivo exécito, ou seja, um rei e todo seu reino teriam que ser render ao inimigo sem qualquer objeção.

Injusto isso?

Talvez, porém como diz o velho: Combinado não é caro!

Mas eu vejo um problema nessa história, pois a Apple representa os dois reis e nós representamos os dois exércitos, ou seja, se estamos com um iPhone, é a empresa que decide sobre tudo, se tudo der certo, beleza, porém se tudo der errado…

escolha android 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

Com Android não é assim, você pode escolher entre inúmeros fabricantes, em destaque: Samsung, Motorola, LG, HTC e Sony Ericsson. Isso cria um ambiente de alternativas, pois você pode usufruir dos recursos Android, mas também pode optar pelos diferenciais de cada fabricante, por exemplo:

  • Quero usar o Android e sempre gostei da Samsung. Ok, é só escolher um smartphone ou tablet da família Galaxy.
  • Gosto da Motorola, mas não estou afim de usar o Motoblur. Beleza, instale um Custom ROM e seja feliz…
  • Desisti da Motorola e Samsung, e agora quero mudar para a HTC / LG, mas vou perder meus contatos. Não, não vai, pois tudo estará no seu Google Account!

Resumindo, escolhendo um dispositivo Android você tem mais opções de preços, marcas, hardware etc.

Você ficará livre das Censuras Apple

Ei já não falamos sobre isso. Sim, mas quero demonstrar aqui o nível de censura que a Apple aplica não só para aplicativos / funcionalides de terceiros / concorrentes.

Quando você compra um iPhone, adquire um gadget totalmente controlado pelo Apple. Fiquei surpreso quando soube do caso do aplicativo Pulitzer-Winning que foi banido da AppStore simplesmente porque fazia uma satira com as principais operadoras de telefonia nos EUA.

O motivo que que levou ao bloqueio, segundo a Apple, é que o aplicativo tinha uma imagem que estimulava a “violência” ou simplesmente “abusiva para crianças”, pois usava uma figura popular em uma situação inadequada. Veja a imagem “imprópria” abaixo e tire suas conclusões:

censura pulitzer winning 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

 

Você utilizar Custom ROMs

Nos tópicos acima eu já toquei no assunto, porém agora vamos mergulhar de cabeça nele!

Sou um usuário iOS / iPhone, mas não gosto de algumas coisa no Sistema, quero um outro tema, quero mais funcionalidades. O que devo fazer?

  • Jailbreak. Ohhhh!!!

Sou um usuário Android, mas não gosto do Launcher TouchWiz da Samsung, ou melhor, não gosto da ROM original do produto, pois é pesada e tem um monte de coisa desnecessária.

2 Opções:

  • Posso escolher entre os inúmeros Launchers ( Launcher Pro, Go Launcher, ADW Launcher etc ) Gratuitos ou Pagos na Android Market.
  • Escolho uma Custom ROM ( CyanogenMod, MIUI etc ) e personalizo cada pedacinho do Sistema ao meu gosto…

custom rom cyanogenmod miui brasil1 300x185 5 Motivos para Escolher um Android ao invés do iPhone

Conclusão

Eu poderia ficar aqui o dia todo criando opiniões a respeito do Android x iPhone, mas preferi relatar somente os fatos que já ocorreram com usuários / desenvolvedores do iOS. Não posso tirar o brilho que o iPhone tem, mas eu não troco meu dispositivo por nada.

O que você acha? São apenas 5 motivos que devemos levar em consideração na escolha entre Android e iPhone? Comente!

Autor

Diego Soares

Bacharel em Ciência da Computação (Faculdade de Jaguariúna) e Criador do blog Mestre Android. Atuando na àrea de TI desde de 1998, sempre antenado com tecnologia e produz diariamente conteúdos relevantes para a Comunidade Android no Brasil.

22 Comentários

  1. Olá amigo! Faço de suas palavras as minhas. Uso a MIUI no Miliestone e realmente dá na cara do IOS.

  2. Esse comparativo deu o que falar entre meus amigos, sou feliz com meu Android… mas os applemaniacos são religiosos na defesa de um gadget que, na minha opinião só tem preço …

  3. Eu tenho um tablet Xoom por opção e também um iPhone. Escolhi o tablet da Motorola exatamente pelos motivos listados acima. Liberdade para escolher aplicativos, customização e a independencia do iTunes foram os itens que mais pesaram na minha decisão. Hoje, utilizando os dois dispositivos “quase” em conjunto a sensação que tenho é que o iOs passa, para o usuário comum, a impressão de produto “finalizado” enquanto do Android de um “bom produto” que ainda precisa de alguns ajustes. Não vou entrar no mérito de quem é melhor, nem troco (agora) o Xoom pelo iPad2, mas essa é a impressão que tenho. Outra coisa, ainda estou no 3.1 (produto nacional…) e aguardando o 4.0. Aí pode ser que mude de opinião…

  4. Fabio Prates Rocha

    O que me faz ter um iphone 4s é o Siri e nada mais. Tenho um Galaxy SII que uso no trabalho e estou mais do que satisfeito. Abandono a Apple assim que o Google lançar um concorrente a altura do Siri. Muita gente pode achar inútil o assiste de voz da Maçã, mas confesso que para mim vai muito além das mancadas que ela dá. Só me resta esperar ações do Google contra a concorrente “forte”. Abraços a todos os leitores.

    • Típico comentário de usuários da Apple, não adianta falar q vc tem um sgII já deu p ver q vc curte ios entao seja feliz c seu siri q só reconhece inglês sendo q vc mora no Brasil… looser…

    • Acho divertido só para brincar. Não imagino ninguém usando isso no dia a dia.

    • Acho divertido só para brincar. Não imagino ninguém usando isso no dia a dia.

    • kara tenho o S3 e o que eu acho é exatamente o que o amigo ( Moshe Santos), diz sobre um programa mal acabado já tive o S2, note e agora o S3 e continuo com a mesma impresso de que não o hardware mas o androide é ruim pra caramba muito lerdo trava com besteira e touch parece um tanto lento ,digo isso pois todos 100 exceções em minha casa usa Iphone inclusive eu já tive um logo quando foi lançado la nos EUA, mas como gosto de tela grande já sabe kkk, mas eu acho que vou trocar o S3 pelo I5 bem mais bonito e charmoso já os samsung parece um modes de menina kkkk

  5. Tem mais cara, vc não falou nem do bluetooth, nem do compartilhamento de arquivos, nem do gerenciador de arquivos, e muito mais que android tem e iphone não.

  6. Arranjando briga… cara comecei minha vida com computadores Amiga, que pode-se dizer eram Apples Jrs. Babava pelos Macs até o dia que tive chance de por minhas mãos em um… foi a maior decepção (olha que isso fazem anos!), queria customizar isso, aquilo, usar tais programas e pra minha surpresa não tinha quase nada! A maioria do que usava no PC não existia pra Mac, mudar coisas na interface, nem pensar. Daí vi o monopólio da Adobe e Apple e peguei muita raiva, pois ambas não faziam nada pelo que tinham mas as pessoas se rendiam (e continuam se rendendo) a elas. Quando vi o Iiiiphone na minha mão (de um amigo), comecei a perguntar como fazia isso, punha widgets e tals (já tinha meu Android chulé 2.1 há mais de 6 meses) e o cara foi se encolhendo na cadeira… se encolhendo e no final levantou o peito e disse: – pelo menos tem um monte de aplicativos pra baixar! Não convenceu ninguém. A única coisa que achei boa era o response do touch screen, mas comparado ao meu Sony X8 muitos são melhores mesmo… Chega de briga, senão os maçãs-maníacos vão querer me matar.

  7. O IOS ainda é melhor que o Android por um simples motivo. O market é um lixo! 

  8. Sem sombras de duvidas, a bola da vez agora é o OS do Google, pois ele veio ganhando seu espaço passando um design espetacular a cada versão lançada de um sistema aberto e livre para customizações, se consolidando no mercado como melhor sistema operacional móvel da atualidade.

    Na minha visão pouco grotesca, mais humildemente expressando minha opinião, a Apple começou a perder espaço com a morte de Steve Jobs, que passava uma imagem de superioridade aos clientes em seus discursos e idéias.

    Portanto, concluo dizendo que morreu Jobs, morreu Apple.

    Desculpe-me pela visão diferenciada, mais simplifica o que penso e vejo em dados.

    Resta apenas saber se aparecerá outro Steve Jobs na Apple para recupera-la novamente.

    Tenha uma boa tarde e parabéns pela matéria.

    Equipe Tecnoinfobrasil agradece

    Membro Sênior

    P.H

  9. Dr. Eduardo Sbrissia

    gosto muito do Android e da integração com os serviços google (como Gmail, que tem suporte pífio no IOS). Mas realmente ando cansado das lentidões e travamentos causados pela má padronização do Android e o hardware. Quer ter uma boa experiência em Android? tira o escorpião do bolso e compra um com pelo menos 1GHz

  10. Por essa razões não funciona corretamente e não é 100% confiavél!

  11. A unica coisa que me chateia no iPhone é o bluetooth não ser liberado para fotos/videos/contatos nativamente.
    A maioria das pessoas que convivo não se liga nesse mundo de celulares e OS. São pessoas “comuns”.
    E é muito chato um parente seu te pedir para passar pro celular dele uma foto que voce tirou no iPhone, e voce diz que só por MMS ou e-mail.
    Estou falando do iPhone sem jailbreak por que acho que um aparelho top tem que estar apto a fazer tudo o que um aparelho de 199,00 faz e muito mais.
    Por isso e por querer mais espaço no aparelho sem pagar muito por isso que troquei meu iPhone 4 16Gb por um Galaxy SII de 16Gb com um cartão de memoria de 32Gb.
    No Galaxy SII faço tudo o que eu quero e o que o aparelho me permite (sem root).
    A unica coisa que eu estou sentindo falta é do Instagram, mas acho que breve sai a versão para Android.

  12. A unica coisa que me chateia no iPhone é o bluetooth não ser liberado para fotos/videos/contatos nativamente.A maioria das pessoas que convivo não se liga nesse mundo de celulares e OS. São pessoas “comuns”.
    E é muito chato um parente seu te pedir para passar pro celular dele uma foto que voce tirou no iPhone, e voce diz que só por MMS ou e-mail.
    Estou falando do iPhone sem jailbreak por que acho que um aparelho top tem que estar apto a fazer tudo o que um aparelho de 199,00 faz e muito mais.
    Por isso e por querer mais espaço no aparelho sem pagar muito por isso que troquei meu iPhone 4 16Gb por um Galaxy SII de 16Gb com um cartão de memoria de 32Gb.
    No Galaxy SII faço tudo o que eu quero e o que o aparelho me permite (sem root).
    A unica coisa que eu estou sentindo falta é do Instagram, mas acho que breve sai a versão para Android.

  13. Wesley Jonathan Marcolino

    Bem, já tive a oportunidade de usar por um bom tempo os dois SO’s, e acho que o iOS foi desenvolvido para quem quer um aparelho fácil de usar, com muitas opções de apps e games de qualidade, e sem muito interesse em personalização. Senti muita falta do Bluetooth e do compartilhamento de arquivos, é claro que há soluções no Jailbreak (Celeste / iFile), mas ainda assim não permitem liberdade total.

    Quando mudei de iOS para Android, senti falta de muitos aplicativos, da qualidade visual do sistema (animações, ícones) e usabilidade, os aplicativos e jogos que estavam disponíveis para Android pareciam ter menos qualidade (já jogaram DeadSpace no iPhone?), mas funcionam bem. Embora o iOS não permita personalizações, os recursos que a Apple tem no sistema funcionam muito bem, e eu nem sentia necessidade de procurar outras soluções (o app de mail, música, fotos, camera, vídeos são excelentes). 

    O que gostei muito no Android foram as possibilidades de personalização, recursos e a liberdade que a plataforma oferece, em pouco tempo já havia trocado o launcher, o teclado, o app de sms, instalado muitos widgets e instalado uma ROM. O Android tem um mundo de possibilidades que o iOS não tem.

    No meu caso, pra minha utilização, prefiro o Android, e estou muito satisfeito meu Android, mas, se eu tivesse que indicar (ou comprar) um celular pra minha mãe, ou para alguém que entende muito pouco de TI, certamente seria um iPhone.

  14. Ja tive dois iphone mas depois do android não da mas para ficar limitado ao ios e muito restritivo

  15. Tenho um Ipad 2..e já tive um Itouch. Recentemente troquei meu celular convencional por um Motorola Razr com Android e posso dizer que estou gostando muito da liberdade que o OS da Google proporciona em termos de gerenciamento de arquivos/programas e customização. Ainda estou aprendendo, mas estou muito satisfeito com o sistema e me recusei a pagar quase 3 mil por um telefone da Apple. Acho q ambos sistemas tem seus altos e baixos, porém a liberdade que o Android proporciona está ganhando dos argumentos de design e do número de apps da Apple.

  16. Tenho um Ipad 2..e já tive um Itouch. Recentemente troquei meu celular convencional por um Motorola Razr com Android e posso dizer que estou gostando muito da liberdade que o OS da Google proporciona em termos de gerenciamento de arquivos/programas e customização. Ainda estou aprendendo, mas estou muito satisfeito com o sistema e me recusei a pagar quase 3 mil por um telefone da Apple. Acho q ambos sistemas tem seus altos e baixos, porém a liberdade que o Android proporciona está ganhando dos argumentos de design e do número de apps da Apple.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *